Rio Preto da Eva lança Programa de Difusão da Cultura da Pitaya Parceria entre Prefeitura e Governo do Amazonas

Nesta segunda-feira (17), a prefeitura de Rio Preto da Eva e o Governo do Amazonas fizeram o lançamento do Programa Difusão da Cultura da Pitaya, que tem o objetivo de transformar o município no maior polo produtor da fruta no estado. O evento aconteceu no KM 35, da rodovia AM-010, ramal Água Branca II, Sítio Toca da Pitaya, e contou com a participação do prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa, do Secretário de Produção Rural de Rio Preto da Eva, Eduardo Castelo, do Secretário de Estado de Produção Rural (SEPROR), Petrucio Magalhães, de autoridades, e de produtores rurais.

Durante o evento foi apresentado aos produtores rurais, o processo de produção e o manejo da pitaya, assim como as tecnologias necessárias para a difusão desta cultura em potencial. Também foram distribuídas 100 unidades demonstrativas da pitaya para 100 produtores do município. “O objetivo é permitir que ao fim de um ano esses produtores saibam como produzir e entendam a cultura da pitaya, e assim possam escolher se serão ou não produtores”, informou Eduardo Castelo.

O secretário de produção rural de Rio Preto ainda informou que nesse um ano de acompanhamento, a parceria entre prefeitura e governo vai dar toda a orientação necessária aos produtores, os insumos e as mudas, e aos produtores caberão às estacas, a mão de obra, e o compromisso com o projeto de produção da fruta.

“Nós firmamos uma parceria com a Prefeitura de Rio Preto da Eva para identificarmos 100 pequenos produtores rurais interessados em cultivar a pitaya, garantindo mudas, insumos de um modo geral, fertilizantes, minerais e orgânicos para que esses produtores possam produzir. Visando fornecer essa matéria-prima, o fruto da pitaya, para indústria, pensando no mercado internacional”, afirmou o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães.

O secretário enfatizou, ainda, que os coeficientes de produção no estado já estão dando bons resultados. No primeiro ano, já foi registrada a produção de quatro toneladas da fruta por hectare. No segundo ano, o número já chegou a nove toneladas.

Para o prefeito Anderson Sousa, é de suma importância essa parceria com o governo. “O Governo do Amazonas transformou o estado e escolheu fazer aqui uma agricultura diferenciada. Este ano, foi quadruplicado o orçamento da Sepror, tornando possível fazer vários convênios com a Prefeitura de Rio Prero da Eva”, disse Anderson.

Proveniente do México, a pitaya é consumida mundialmente e, por ser um cacto, resiste em locais com altas temperaturas, ou seja, é perfeita para o ambiente amazônico.

Fotos: Chicão Produções Marques