Sobre o Município

Hino de Rio Preto da Eva

LETRA DO HINO DE RIO PRETO DA EVA

Setor Primário

Agricultura, Pecuária, Pesca, Avicultura e Extrativismo Vegetal.

Setor Secundário

Indústria Madeireira (para a produção de móveis), Indústria Alimentícia (para fabricação de doces e compotas) e a Indústria Farmacêutica Natural.

Setor Terciário

O município conta com vários estabelecimentos comerciais como: comércio de estivas, hotéis, panificadoras, supermercados, empresas de transportes, materiais de construção civil, oficinas mecânicas, restaurantes, farmácias, lanchonetes, postos de combustíveis, feiras, cafés regionais, loterias, postos de lavagem de automóveis, papelarias, revendedoras de bebidas, oficinas de móveis, borracharias, terminais rodoviários, sorveterias, pizzaria e teatro.

O município conta com um posto do Banco Bradesco S.A, que funciona a partir das 9:00 horas para atendimento ao público.

A prestação de serviços se destaca principalmente nos ramos do comércio, bares, restaurantes e hotelaria, os quais ficam condicionados ao turismo de final de semana e ao trânsito de pessoas que utilizam a rodovia AM 010 para o desempenho das vendas.

Políticas de incentivo e Oportunidades

De acordo com o Secretário Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Empreendedorismo do município, Ronisley Martins, existe o programa de incentivo fiscal junto à Prefeitura.

O município também contempla, em sua legislação, benefícios especiais para o empreendedor que quer exercer as suas atividades em espaço público, mas o principal incentivo vem através da parceria feita com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que oferece a Sala do Empreendedor e vários com a entidade.

“Através das parcerias feitas com o Sebrae é possível fazer com que o empreendedor entre apenas com 30% do investimento e os outros 70% sejam financiados pela entidade”.Ainda de acordo com o Secretário, existem diversas lacunas que podem ser encaradas como excelentes formas de se empreender na cidade, a exemplo de restaurantes especializados em comidas típicas regionais, de serviços de hotelaria que podem receber uma grande demanda de clientes em virtude dos eventos de grande porte na cidade, os produtos e subprodutos da indústria (que é alicerçada pelo relevante papel da produção rural local), o pescado (que também pode oferecer várias categorias de gêneros alimentícios).

No que diz respeito ao comércio, Ronisley comenta sobre a ausência de uma associação que possa barganhar valores na questão do volume de compras coletivas, o que poderia baratear consideravelmente os valores dos produtos a serem comercializados no município.

Na constatação do gestor, a situação acima ainda representa um gargalo, mas ao mesmo tempo representa uma excelente oportunidade para quem pensa em empreender na cidade!

 

 

Acessibilidade