Rio Preto da Eva implementa atividades para o desenvolvimento rural

O desenvolvimento no setor primário em Rio Preto da Eva foi tema de um encontro técnico realizado na manhã desta terça feira (07) na sede da Secretaria de Produção Rural do município, onde estiveram presentes servidores públicos. O objetivo era traçar diretrizes para a execução de ações do Projeto de Desenvolvimento Integrado na produção rural. Com a presença de colaboradores municipais a serviço na pasta, o secretário Eduardo Castelo conduziu a pauta que tem como metas para os próximos meses identificar e alinhar áreas produtivas, a serem acompanhadas pelos profissionais da secretaria, a capacitação para a operação de micro cultivadores (tratoritos), seleção de áreas para mecanização e capacitação técnica de produtores rurais.

No programa de Desenvolvimento Rural, o foco será para produtores que se encaixem no perfil de cada uma das ações, disse Eduardo Castelo. “Nós não estamos fazendo extensão rural, essa é uma atribuição do nosso parceiro IDAM, o que estamos fazendo é acompanhamento e orientação de projetos produtivos, nossa atribuição é coordenar políticas públicas municipais e, segundo as orientações do prefeito Anderson Sousa, com isso, apoiar o produtor rural com vista a elevar a qualidade de vida no campo com alta produtividade associada à tecnologia”

No cronograma de atividades para o desenvolvimento rural em Rio Preto da Eva está, o melhoramento dos pomares de laranja, reestruturação dos plantios de banana, ampliação nas plantações de Café, Açai, Mandioca, Macaxeira, Pitaya e frutíferas em geral, além de implantação de meliponários (criação de abelhas sem ferrão) e apiários (criação de abelhas com ferrão), nas propriedades rurais.

Na linha da piscicultura, o município também acompanha produtores de Tambaqui, Tilápia e Matrinxã.
Programas como mecanização de áreas degradadas, melhoramento de vicinais e capacitação de produtores rurais e ainda a produção de hortifrutigranjeiros com destaque para hortaliças e produção de ovos, estão entre as atividades atendidas pala administração do prefeito Anderson Sousa.

Texto e fotos: Uédio Leite