Prefeito Anderson Sousa recebe Medalha Ruy Araújo na Assembleia Legislativa do Amazonas

Medalha é a maior comenda concedida pelo poder estadual

O Prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson José de Sousa, foi condecorado na tarde desta quinta-feira (9) com a Medalha Ruy Araújo, em Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Amazonas. O autor da propositura foi o deputado Belarmino Lins (Progressistas), que presidiu a Sessão. A homenagem contou ainda com a presença dos deputados estaduais Sinésio Campos (PT) e Alessandra Campêlo (PSC), do deputado federal Marcelo Ramos (PSD) e demais autoridades do Estado.

“Eu fico muito feliz como parlamentar de poder participar dessa homenagem porque o Anderson trabalha muito por Rio Preto da Eva, demonstra muito amor por aquele povo, é trabalhador, então essa medalha é uma homenagem merecida”, disse a deputada Alessandra Campêlo.

Durante a sessão, um vídeo contando parte da história do prefeito Anderson Sousa foi apresentado aos presentes. “O Anderson recebe hoje essa consagração do parlamento amazonense por reconhecer os seus méritos, como um grande administrador, um grande amigo, um grande prefeito dos rio-pretenses, por tudo isso nós fomos motivados a apresentar essa proposta da concessão da Medalha Ruy Araújo à ele”, frisou o deputado Belão.

Vereadores, empresários e moradores de Rio Preto da Eva, assim como amigos e familiares de Anderson Sousa, compareceram em grande número e lotaram o auditório Ruy Araújo. Sob aplausos, o prefeito recebeu a medalha das mãos da esposa, a primeira-dama Dra. Soraya Almeida.

Emocionado, o homenageado agradeceu ao povo de Rio Preto em seu discurso. “Quero agradecer todos aqui presente que estão representando Rio Preto da Eva e vieram dar sua parcela de gratidão a tudo que construímos juntos. Me sinto feliz em receber essa medalha, uma avaliação grandiosa de respeito e carinho por mim e por minha família”, destacou.

A Sessão Especial foi finalizada com Anderson Sousa fazendo o que já é marca registrada dele, cantando uma música em homenagem à Rio Preto da Eva, e com ajuda do povo rio-pretense que cantou junto com o prefeito.

Anderson Sousa

Filho do saudoso Manoel José de Sousa e de Dona Maria Nascimento de Sousa, nascido no dia 23 de novembro de 1962 no Careiro da Várzea/AM. Casado com a Dra. Soraya Almeida de Sousa e pai de 6 filhos: Thalyta, Ana Clara, Esther, Aline, Emyle e Maurício. Formado em Pedagogia no Instituto Adventista de Ensino IAE-São Paulo e em Letras na Faculdade de Ciências e Letras Hebraico Brasileiro Renascença em São Paulo.

De 1984 a 1987 exerceu a função de Secretário de Educação e nos anos de 1985 e 1986 foi condecorado como o melhor secretário municipal de educação de todo o Amazonas. Competente e sempre cheio de sonhos, de 1992 a 1996 tornou-se microempresário na indústria de polpas de frutas, sorvetes, picolés e doces. Foi Secretário Municipal de Administração e Finanças na Prefeitura de Rio Preto da Eva entre os anos 1993 e 1994; Vice-Prefeito de Rio Preto da Eva em 1997; prefeito eleito de Rio Preto da Eva em 2004; foi o 16• Presidente da Associação Amazonense dos Municípios de 2007 a 2008; Prefeito eleito de Rio Preto da Eva em 2016 e reeleito em 2020, sua função atualmente.

A Medalha

A Medalha Ruy Araújo, a maior comenda concedida pelo Poder Legislativo Estadual, foi instituída pelo Projeto de Resolução Legislativa (PRL) 1/1981, que depois de aprovado tornou-se a Resolução Legislativa (RL) de nº 105/81.
A comenda homenageia pessoas que atuam nas áreas política, jurídica ou cultural, realizando ações que se revertem em benefícios para população amazonense.