O município de Rio Preto da Eva sediará entre os dias 17 e 19 de março de 2022 o curso de Agricultura Sintrópica. O curso é uma iniciativa do IDAM em parceria com a Prefeitura Municipal e contará com a participação de 50 pessoas, entre técnicos, estudantes e agricultores. Este evento será ministrado pelo técnico em Agricultura Sintrópica Luciney Vieira que integra o Movimento Cabano bem atuante nos estados do Pará e Maranhão e com grande experiência nessa temática.
O curso é uma formação sistêmica (social, ecológica, econômica e espiritual), que tem por objetivo ajudar a formar e capacitar os participantes para que eles possam aprender a ter (ou ampliar) um olhar e práticas mais amplas e transformadoras a partir de suas próprias vidas, de dentro para fora, com educação e ações voltadas ao cuidado verdadeiro com a vida. Dentre os temas abordados durante o curso estarão os conceitos e princípios da agricultura sintrópica, sucessão natural e estratificação, ecofisiologia das plantas, capina seletiva e podas entre outros conteúdos que darão subsídios aos participantes para planejar e compor um sistema agroflorestal.
“Quem aprende a amar, aprende a cuidar de si, ajuda a cuidar dos outros e do planeta com foco e responsabilidade profunda. Pois sabe que o amor exige cuidado verdadeiro e não somente palavras e intenções vazias de ação.”