Guardas Civis Municipais recebem progressão salarial em Rio Preto da Eva

Salários chegam à R$ 1.875 para alguns profissionais

Visando a valorização profissional dos funcionários da segurança pública, na noite desta quarta-feira (10), o prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa (UB), anunciou o pagamento de progressão salarial para os Guardas Civis Municipais (GCM), durante reunião com a categoria no auditório da Câmara de Vereadores. Esta é a segunda vez que os GCMs recebem o benefício em menos de 3 anos, uma vez que em 2020, a categoria também foi agraciada com a progressão e promoção de salários.

No total, três concursos públicos para a guarda municipal foram realizados em Rio Preto da Eva, em 1997, 2003 e 2011. Atualmente o município conta com 108 GCMs, sendo 86 exercendo a função e 22 afastados, por licença médica, aposentadoria ou morte.

A nova progressão irá beneficiar os servidores com adicional por tempo de serviço, hora extra, adicional noturno e periculosidade para quem está exercendo a função. “Essa progressão representa a valorização para aqueles que se destacam nas suas funções, os guardas municipais fazem parte de um setor muito importante que é a segurança pública, manter a ordem no município e dar mais confiança à população”, destacou o prefeito Anderson Sousa.

Em Rio Preto da Eva, a promoção é representada por níveis, e a progressão por letras. A partir desta nova progressão, os concursados de 1997 chegam ao nível 3 e passam para a letra J, os salários chegam à R$ 1.875,00; já os concursados de 2003, estão no nível 2, e passam para a letra H, com salários que chegam à R$ 1.767,00; já os concursados de 2011, passam da letra E para a I, com salários que chegam à R$ 1.517,00. É importante salientar que apenas os guardas que estão exercendo a função recebem a progressão com todas as vantagens, os afastados recebem apenas a progressão por tempo de serviço, que varia de acordo com o ano em que entrou na função.

Estrutura da Guarda Civil Municipal de Rio Preto da Eva

A Guarda Civil Municipal de Rio Preto da Eva detém de uma excelente estrutura para desenvolver da melhor forma o trabalho. O órgão conta com três viaturas, sendo duas novas, entregues no ano passado, dois postos de comando, localizados no Balneário Municipal e na Avenida Conrado Niemeyer, a AM-010, próximo ao sinal de trânsito.

Além disso, no fim do ano passado, a Guarda Municipal recebeu um novo prédio todo reformado, com salas climatizadas e amplas, recepção, cozinha, banheiros, e todos os equipamentos e fardamentos dos funcionários, e ainda têm a previsão da chegada do sistema CIOPS no município, tudo para dar maior conforto e comodidade para os profissionais.

Fotos: SECOM/RPE