Distrito Agroindustrial e turístico em Rio Preto da Eva é discutido na SUFRAMA

Medidas para potencializar a criação de um Distrito Agroindustrial e Turístico na área da SUFRAMA em Rio Preto da Eva foram discutidas em reunião técnica realizada na tarde desta quinta-feira, 28, na Sala de Gabinete da Autarquia.

A possibilidade da criação de área para instalação de agroindústrias de beneficiamento da produção feita no Distrito Agropecuário da SUFRAMA (DAS) foi a principal pauta de encontro entre o superintendente da SUFRAMA, Alfredo Menezes, o secretário estadual de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Jório Veiga, vice-presidente da FIEAM, Nelson Azevedo, e o prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa.

A proposta da prefeitura é que a área seja criada dentro do DAS, no KM 73 da rodovia AM-010 e que no local sejam concentradas atividades econômicas como o processamento de açaí, banana, coco, citrus, pescado, suíno, extratos naturais e fitoterápicos, produção de extratos naturais e fitoterápicos, essências e fixadores, móveis rústicos e reaproveitamento de madeira. “A expectativa é que o empreendimento gere três mil empregos diretos e indiretos”, frisou o prefeito.

O secretário Jório Veiga sugeriu a anexação do turismo cultural e rural ao empreendimento, a exemplo do que ocorre em cidades como Gramado, Canela (ambos RS) e Campos do Jordão (SP). A ideia é oferecer acesso ao turista de degustação de comidas típicas, curiosidades culturais da vida cabocla e da rotina dos agricultores. “Há vários bons exemplos do turismo rural. E exemplo é algo para a gente começar e tentar fazer melhor”, disse Veiga.

O superintendente marcou para o dia 19 de março, a próxima reunião para dar seguimento às medidas necessárias para a concretização do projeto. Menezes aproveitou para anunciar que o atual superintendente adjunto Executivo, Gustavo Igrejas, será o superintendente adjunto de Projetos, pasta sob a qual o DAS está subordinado. Na reunião, também foram discutidos temas como a regularização fundiária, pavimentação de ramais e o funcionamento do escritório da SUFRAMA no município.