A Prefeitura de Rio Preto da Eva dará continuidade às ações de flexibilização das atividades econômicas do município e manterá a Marcha Para Jesus e o Réveillon da cidade, programados para os próximos dias 30 e 31, respectivamente. No entanto, haverá um controle rígido por parte do Grupo Gestor da Covid-19.Os eventos deverão ser realizados com redução da capacidade para 50%, aferição da temperatura corporal, disponibilização de álcool em gel 70%, entre outras medidas. De acordo com o prefeito Anderson Sousa, haverá regras sanitárias para a realização e funcionamento dos eventos e dos locais turísticos. Conforme determinação em decreto municipal, o Grupo Gestor da Covid-19 vai efetiva ainda mais as ações de fiscalização nos empreendimentos com a aplicação da educação em saúde. Ou seja, os estabelecimentos comerciais deverão obrigar o uso de máscara, disponibilizar álcool em gel 70% e realizar o distanciamento social. Supermercados, distribuidoras, fábricas, agroindústrias, restaurantes, lojas, escolas, creches, balneários, locais esportivos continuarão funcionando normalmente. No entanto, os estabelecimentos deverão obter uma licença especial para funcionamento e seguir as normas sanitárias.

“Queremos controlar e combater o coronavírus, mas, também visamos a reconstrução da economia da nossa cidade. Os estabelecimentos deverão funcionar de maneira consciente, cumprindo todas as orientações de saúde”, destacou o prefeito reeleito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa.

Regras rígidas Quem descumprir as regras está sujeito a medidas educativas e multa que pode variar entre R$ 50 e R$ 300, multiplicada por 2 a cada reincidência. Desde o início da pandemia, Rio Preto da Eva registrou 2.076 casos de covid-19. Vinte e quatro pessoas morreram na cidade em decorrência da doença, sendo que 14 foram infectadas nos hospitais de Manaus quando estavam em tratamento de alguma doença.