A FIOCRUZ e o Instituto Leônidas & Maria Deane, em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Preto da Eva, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMECD), realizaram nos dias 24 e 25 de setembro de 2025, o Seminário de Vigilância Alimentar e Nutricional Indígena. O evento aconteceu no auditório da SEMECD Anderson Brito e contou com a presença de representantes das comunidades indígenas, autoridades municipais como o Secretário de Produção Rural Eduardo Castelo e profissionais das secretarias de saúde, educação e meio ambiente.
O seminário faz parte do Projeto de Fortalecimento do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional em Territórios Indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena Manaus (DSEI/MAO), coordenado pela Dra. Kátia Lima, visando contribuir para o conhecimento, segurança e soberania alimentar e nutricional dos povos indígenas, fortalecendo o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional em comunidade indígena do Amazonas, valorizando o conhecimento dos profissionais de saúde (indígena e não indígenas) e integrando as práticas e conhecimento tradicionais dessas comunidades, além de incentivar a melhoria da qualidade de vida e saúde através dos alimentos.
Esse seminário reafirma o compromisso da Prefeitura de Rio Preto da Eva em apoiar projetos de relevância científica e social, que contribuem diretamente com a qualidade de vida e o bem-estar da população indígena do Polo Base de Rio Preto da Eva.
Texto: Uédio Leite
Fotos: Lucinei Filho